CLINICA DE FEMINOLOGIA HOLÍSTICA


A vida da  mulher é um percurso desde que nasce até ao final, o que se pode traduzir num gráfico que designei como a “Cronobiologia da Mulher”.




MEDICINA CRONOBIOLÓGICA

Tabela de tempo na vida da mulher

 

A MINHA CLINICA É DE FEMINOLOGIA HOLISTICA.


O QUE QUER ISTO DIZER?


Feminologia (um termo que criei) é o estudo do género feminino, é a medicina do género (gender medicine) que é diferente da do sexo masculino, como é óbvio. E é numa dimensão holística que deve ser estudada.


Holismo é a análise de um todo, que é a própria mulher  nas suas dimensões física, psíquica e social e não apenas do seu corpo.


Não recorro à palavra ginecologia, porquê? Porque apesar de etimologicamente significar Feminologia (a Ciência da Mulher), na prática é utilizada como “Doenças da Mulher”. Deveria então designar-se por Ginecatria, tal como Psiquiatria (tratamento das doenças mentais) que difere de Psicologia (estudo da fisiologia da mente). Julgo ter-me justificado!


Por isso, é da maior importância, quando se trata da saúde da mulher mais idosa, não recorrer apenas ao uso de medicamentos (principalmente hormonas), mas introduzir mudanças radicais no seu estilo de vida (actividade psíquica e física, boa nutrição, abstenção de tabaco, etc.), que são estratégias de eficácia cientificamente comprovadas.


O médico que cuida de uma mulher na fase pós-reprodutiva da vida, além de poder ser especialista (ginecologista/endocrinologista) tem que ser um bom clínico internista para a estudar em todos os sistemas e órgãos e não apenas nos órgãos genitais. Acima de tudo, tem que ser “gente” para criar empatia e ser o ponto de apoio da mulher, através de diálogos construtivos e relaxantes. Isto é a Clínica de Feminologia Holística.



 
junte-se a nós